Sobre

Nabidh Portugal é um projecto de um português e surge da sua paixão pelo Líbano e pela ambição de aumentar o contacto entre os dois países, aproveitando um dos produtos libaneses mais proeminentes, os excelentes vinhos.

Infelizmente as relações económicas e culturais entre os dois países não são grandes, sendo necessário recuar aos tempos dos Fenícios para encontrar uma ligação mais forte entre os povos de Portugal e o Líbano.

Contudo, entre portugueses e libaneses, existe muito mais em comum do que aquilo que os separa e portanto qualquer tentativa de aproximação será sempre um contributo positivo, especialmente neste momento tão conturbado da sociedade libanesa.

É precisamente com isto em mente que o objectivo passa por representar em Portugal os principais produtores, criar conteúdo em português e promover nos media e redes sociais, os excelentes vinhos libaneses.

Mais recentemente foram adicionados dois produtores de países vizinhos, nomeadamente da Síria e da Jordânia, com a ambição de alargar a outros países de regiões próximas.

Vinhos do Antigo Mundo

Vinho no Líbano 

Tradição
Remonta até à Antiguidade e à época dos Fenícios.
O mais antigo produtor (Château Ksara) foi fundado em 1857, sendo que a primeira marca comercial foi estabelecida em 1868 (Domaine des Tourelles).

4 Regiões
Vale de Bekaa
Norte (Batroun)
Mount Lebanon
Sul (Jezzine e Marjeyoun)

Produção
+/- 50 Produtores
10 milhões de garrafas anualmente
70% Exportação

Vale de Bekaa

Planalto em altitude (1000m), situado entre duas cadeias montanhosas:

Mount Lebanon (influência marítima)
Anti-Lebanon (influência do deserto)

Baalbek e Templo de Baco

Baalbek é uma cidade do Líbano, cujo nome significa "Cidade de Baal", que deriva da ligação desta cidade com o culto do deus Baal, uma divindade local identificada pelos gregos com o deus do SolHelios. Por este motivo os gregos e os romanos chamavam-lhe Heliopólis, "a cidade do Sol", que no passado foi uma pujante cidade, hoje reduzida a ruínas.
 

"O maior e mais conhecido templo romano dedicado a Baco, deus do vinho, não foi construído na Itália. Em vez disso, os antigos romanos construíram-no precisamente no Vale de Bekaa, no Líbano, o que deve dizer algo sobre o respeito que eles tinham pela viticultura desta região."